Atividades culturais ocorrem no Parcão Municipal amanhã

Neste domingo (11), o Parcão Municipal de Cachoeirinha (R. Monteiro Lobato, s/n – Parque da Matriz) recebe o projeto Iberê nas Praças, da Fundação Iberê Camargo, das 9h às 12h e das 15h às 18h. O evento apresenta momentos de contação de histórias e oficina de gravuras, além de disponibilizar livros para o público.

De acordo com nota da Fundação, o projeto busca despertar na população das cidades o interesse pela arte e pela cultura. Na contação de histórias, é apresentada a obra Gaveta dos Guardados, do pintor, professor e gravurista Iberê Camargo (1914 – 1994), livro que traz os carretéis como um importante objeto das memórias de infância do artista.

Já na oficina de gravuras, as crianças serão convidadas a usar o papel artesanal confeccionado pelo Geração Poa – grupo de assistência social da Prefeitura de Porto Alegre – para refletir sobre as possibilidades de reutilização de materiais. A gravura, principal técnica de Iberê Camargo, será usada para imprimir a memória das crianças e sua relação com a invenção e criatividade do brinquedo, usando caixinhas de leite. A atividade busca gerar reflexão sobre consciência ambiental e desenvolvimento de políticas sociais inclusivas.

Além destas ações, também haverá uma van com livros e catálogos disponíveis para consulta do público. Todas as atividades são de indicação livre, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia.