ZM

7 lugares públicos para conhecer em Cachoeirinha

Muitos moradores de Cachoeirinha se queixam que não há espaços para lazer na cidade. O Aponte está aqui para te provar o contrário! Para isso, montamos uma lista de 7 lugares públicos para você conhecer na cidade. Nossa equipe visitou cada um dos lugares listados.

 

  1. Casa do Leite
casa do leite casa do leite
livros livros
biblioteca biblioteca

O memorial da Cada do Leite já foi museu e espaço para oficinas culturais. Hoje, abriga a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e o acervo histórico da cidade.

O acervo da biblioteca conta com cerca de 30 mil exemplares, que podem ser consultados através do catálogo online. Possui espaço infantil, setor de periódicos e livros em braile, com exemplares para consulta local e para empréstimo domiciliar. Para fazer o empréstimo, é necessário realizar o cadastro, levando documento com foto e um comprovante de residência. O cadastro tem duração de 1 ano, após esse período é necessária a renovação.

No acervo histórico, é feita a conservação e catalogação de documentos históricos da cidade. Alguns exemplares são emprestados para exposições, mediante a aprovação. No momento, o acervo está recebendo, limpando e catalogando documentos da casa dos Batistas (mato do Júlio).

A Casa do Leite funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Está localizada na rua Deolindo Manoel Selao, nº 71, no bairro Parque da Matriz.

 

  1.  Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez
casa de cultura casa de cultura
exposição exposição
mostra cultural mostra cultural

A Casa de Cultura, inaugurada em maio de 2016, está instalada na antiga casa dos Wilkens, ao lado da ponte de Cachoeirinha. Nela, encontramos exposições, oficinas e, periodicamente, apresentações artísticas.

Atualmente, a casa oferece oficinas de teatro, teoria musical, teclado, violão, flauta, preparação e técnica vocal, coral, artes visuais e têxtil, jazz, zumba, ritmos, funcional e alongamento. Para participar das oficinas, basta se matricular diretamente na Casa de Cultura, levando documento com foto e comprovante de residência. A matrícula é mediante a disponibilidade de vagas e as turmas são semestrais.

Para quem quiser conhecer, a Casa de Cultura está localizada na avenida General Flores da Cunha, nº 10.

 

  1. Praça da Juventude
grafite
 
grafite
escorregador
 
escorregador
academia
 
academia
bicicletário
 
bicicletário

O espaço faz parte do projeto Praça da Juventude, criado em 2007 pelo governo federal. Destinada a comunidades carentes de equipamentos públicos, visa a inclusão social por meio da prática esportiva, convivência comunitária, inclusão digital e lazer.

A Praça da Juventude em Cachoeirinha, possui pista de skate, quadra coberta, quadra de areia, quadra poliesportiva, anfiteatro, pista para caminhada, pracinha, academia ao ar livre, bicicletário e centro de convivência, No centro, fica a administração da praça, espaço com livros “pegue e leve” e jogos, além de uma sala para oficinas. Atualmente, são oferecidas aulas de karate, taekwondo, capoeira, ballet, zumba, ginástica (focada para a terceira idade), funcional, ritmos, futebol e skate. Para participar das oficinas, é necessário verificar a disponibilidade de vagas junto a administração e levar documento com foto e comprovante de residência.

A praça é aberta, podendo ser visitada todos os dias da semana e a qualquer horário. Está localizada na rua Dr. Mário da Costa Pereira, no bairro Granja Esperança.

 

  1. ZM
ZM ZM
praça praça
gramado gramado

Criada em 2006, a praça  Motociclista Renildo Feitas, popularmente conhecida como Zona Morta (ZM), está localizada no centro da cidade, próximo a avenida Frederico Augusto Ritter.  Com espaço amplo e gramado, é um ótimo lugar para fazer um piquenique ou tomar chimarrão aos domingos. Possui uma pracinha, onde as crianças podem brincar, e wifi gratuito, fornecido por uma empresa local. As pessoas costumam usar o espaço gramado para jogar futebol ou fazer slackline. Na praça, há diversas árvores que foram plantadas pelos próprios moradores e que, em um futuro próximo, proporcionará sombra para quem procura descanso.

A ZM está localizada no quarteirão formado pelas ruas Santo Antonio, Vereador Ivo Pereira e avenida Mário Tavares Haussem, no bairro Nova City.

 

  1. Babilônia
pracinha pracinha
trilha trilha
sombra sombra

A praça Vale do Sol, popularmente conhecida como Babilônia, é grande e arborizada. Quem cuida do espaço são os moradores do bairro, tendo uma cancha de bocha e churrasqueira exclusiva para eles. A praça possui pequenas trilhas, bancos e pracinha. Com o terreno elevado, recebe uma brisa que refresca nos dias mais quentes. É um lugar ideal para um passeio de domingo com a família.

Está localizada entre as ruas Odil Silva de Oliveira, Luiz Domingos da Silva e José Rodrigues de Souza, no bairro Vale do Sol.

  1. Parcão
parcão
 
parcão
caminhar
 
caminhar
banco
 
banco
academia
 
academia

Inaugurado em 2005, o clássico parcão de Cachoeirinha recebe muitos moradores aos domingos. Isso porque o Parcão da Paz Ignácio Aloysio Herbert tem diversas opções de lazer para toda a família. No parque, há quadras poliesportivas, cancha de bocha, pracinha, pistas de skate e roller, academia ao ar livre e anfiteatro, além de possuir banheiros e bebedouros.  Costuma ser o local escolhido para receber shows e eventos em geral. Moradores de todos os cantos de Cachoeirinha vêm para tomar um chimarrão e levar as crianças para brincar aos finais de semana.

O parcão está localizado na rua Monteiro Lobato, bairro Parque da Matriz.

 

  1. Horto Municipal
horto horto
anfiteatro anfiteatro
lesma lesma
cogumelos cogumelos

O Horto Florestal Chico Mendes, fundado em 1996, é um espaço que faz a “produção de plantas que visa a manutenção da biodiversidade”, segundo Marlon Neves, técnico agrícola do horto. Com mais de 480 espécies de plantas, o espaço é usado para educação ambiental, estando inserido no Centro de Educação Ambiental Francisco Medeiros. Para isso, possui sala de aula e anfiteatro. Abriga também o projeto Catavento, da Secretaria Municipal de Educação, voltado para alunos com dificuldade de alfabetização, no qual as crianças cuidam de uma horta. O visitante pode fazer trilhas guiadas para conhecer o local, mediante a agendamento.

O Horto realiza a doação de mudas para os moradores de Cachoeirinha. Para mudas de árvores, o período é de maio a agosto, que, segundo o técnico, é o período adequado para o plantio. Já para plantas ornamentais e medicinais, o período é de maio a dezembro. Para retirar as mudas, é necessário realizar um cadastro, com comprovante de residência e documento com foto. A doação ocorre nas terças-feiras, das 8h às 16h30, no Horto Municipal, localizado na avenida Capão da Canoa, nº 55, bairro Jardim Betânia. Para visitação, o horto está aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

*Inicialmente, constava nessa lista as ruínas da casa do major Alberto Bins, porém o local está fechado para visitação.